Simulacros e Simulações em Sites de Pesquisa Escolar
Resumo
Este trabalho busca descrever o funcionamento dos proces sos de veridicção e verdade em sites usualmente voltados para a pes quisa escolar. A hipótese é a de que os artigos por eles publicados se constituiriam em simulacros do discurso científico. Eventualmente, ocorreria a simulação (BAUDRILLARD, 1991, 1996). A amostra foi constituída de sites mantidos por empresas afastadas da esfera do discurso científico, mas ligadas aos serviços de internet, publicidade e comunicação social. A análise fundamentou-se em teorias da enunci ação (FIORIN, 1995) e os resultados, corroborando a hipótese, reve lam ausência de datas de publicação, de citações e referências a fon tes abalizadas; simplificações e generalizações exageradas na textua lização e baixo uso de recursos digitais. Isso em contraste com a ri queza de cores, movimentos e ligações que caracteriza o tratamento dado à publicidade nos sites. Tais características trazem implicações para o ensino de escrita acadêmica à medida que dificultam, por parte do aprendiz, a percepção dos modos pelos quais as diferentes esferas do discurso realizam os processos de veridicção.