Práticas Intersemióticas no Processo de Ensino Aprendizagem de Literatura

  • Aurélio Takao Vieira Kubo Cefet-mg, Campus Timóteo
Palavras-chave: ensino-aprendizagem de literatura; tecnologias da in formação e comunicação; ludicidade; intersemiose; práticas de formação de leitores.

Resumo

A Literatura, como arte expressa por meio do signo escrito,  sempre foi associada a outras formas de expressão artística. Essa re laomR deQRPiQada ´VePiRVeµ WeP eQcRQWUadR, Qa cRQWePSRUaQei dade, seu mais alto momento, dada a diversidade de formas expressi vas de disseminação do conhecimento e a adesão de jovens aos mo dernos suportes de informações e de lazer. Para Duarte (1988), as  artes sempre dialogaram, desde os primórdios. Com base nisso, explo ramos, no campus de Araxá, a prática de atividades lúdicas e interati vas, entre elas as intersemióticas, com o objetivo de ensinar Literatura  e Cultura. A ação envolveu debate com alunos, produção escrita e au diovisual dos estudantes, concursos de declamação e produção de po emas e exposições de trabalhos de leitura de obras literárias, tais  como fotonovelas, radionovelas, musicalização de textos e saraus.  Essa experiência proporcionou aos alunos outras formas de apreciar o  texto literário, fomentando o universo das artes visuais durante os fes tivais de Arte e Cultura, como uma das atrações mais esperadas pelo  público. Os discentes puderam vivenciar experiências lúdicas nesses  momentos e não só demonstraram seus trabalhos, como também  aprenderam e refletiram sobre tais aprendizagens, situação em que  todos foram aprendizes multiplicadores, já que não só experimenta ram como ensinaram com suas experiências. Tais vivências dos alu nos, nas atividades, potencializaram-se como procedimentos diverti dos contra o estresse, a sobrecarga de atividades diárias dos cursos,  as pressões com as cobranças de professores nas diversas disciplinas,  ademais de possibilitar a criação de uma memória afetiva sobre os  textos literários. 

Publicado
2022-12-22
Como Citar
Takao Vieira Kubo, A. (2022). Práticas Intersemióticas no Processo de Ensino Aprendizagem de Literatura. Revista Nanquim, 1(01), 12. Recuperado de https://www.gelldis.com.br/revista/index.php/k/article/view/51
Seção
Artigos