Práticas Intersemióticas no Processo de Ensino Aprendizagem de Literatura
Resumo
A Literatura, como arte expressa por meio do signo escrito, sempre foi associada a outras formas de expressão artística. Essa re laomR deQRPiQada ´VePiRVeµ WeP eQcRQWUadR, Qa cRQWePSRUaQei dade, seu mais alto momento, dada a diversidade de formas expressi vas de disseminação do conhecimento e a adesão de jovens aos mo dernos suportes de informações e de lazer. Para Duarte (1988), as artes sempre dialogaram, desde os primórdios. Com base nisso, explo ramos, no campus de Araxá, a prática de atividades lúdicas e interati vas, entre elas as intersemióticas, com o objetivo de ensinar Literatura e Cultura. A ação envolveu debate com alunos, produção escrita e au diovisual dos estudantes, concursos de declamação e produção de po emas e exposições de trabalhos de leitura de obras literárias, tais como fotonovelas, radionovelas, musicalização de textos e saraus. Essa experiência proporcionou aos alunos outras formas de apreciar o texto literário, fomentando o universo das artes visuais durante os fes tivais de Arte e Cultura, como uma das atrações mais esperadas pelo público. Os discentes puderam vivenciar experiências lúdicas nesses momentos e não só demonstraram seus trabalhos, como também aprenderam e refletiram sobre tais aprendizagens, situação em que todos foram aprendizes multiplicadores, já que não só experimenta ram como ensinaram com suas experiências. Tais vivências dos alu nos, nas atividades, potencializaram-se como procedimentos diverti dos contra o estresse, a sobrecarga de atividades diárias dos cursos, as pressões com as cobranças de professores nas diversas disciplinas, ademais de possibilitar a criação de uma memória afetiva sobre os textos literários.