Saberes e Sabores Literários: Uma proposta de Letramento Literário e Letramento Digital na EJA
Resumo
Juntamente com a coordenação de Língua Portuguesa da EJA/CP/UFMG, elaboramos um Projeto de Letramento Literário que contemplasse as vivências dos nossos alunos da EJA, seus saberes, sabores e dissabores com a literatura. Percebe-se que os alunos chegam à sala de aula com uma perspectiva muito negativa sobre a literatura e não a enxergam como uma produção que pode ser apropriada por eles. O objetivo principal do projeto era tornar esses encontros literários mais prazerosos, possibilitando a ampliação das leituras de mundo e autonomia. Dessa maneira, buscou-se proporcionar aos alunos dinâmicas e atividades que pudessem aproximá-los da literatura e da biblioteca de maneira que eles conseguissem, não apenas gostar, mas também enxergar e ampliar os conhecimentos e vivências a partir da literatura. Para desenvolvimento do projeto, usamos como base o modelo da sequência expandida sugerida por Rildo Cosson (2014). Planejamos o projeto em sete etapas principais com atividades integradas a fim de proporcionar aos alunos diferentes exercícios críticos e reflexivos acerca da seleção de livros, da interpretação, das relações intertextuais e dos contextos. Todas as atividades em cada etapa foram registradas em um diário físico e transcritas em uma plataforma online de publicações (no blog https://literaturaejacp.wordpress.com, criado na plataforma Wordpress). Durante todo projeto, os alunos ocuparam cada vez mais o espaço da biblioteca do Centro Pedagógico e utilizaram muitas ferramentas digitais para publicação de suas impressões. Os relatos dos alunos sobre seus encontros com a literatura e as práticas no mundo digital ao final do projeto foram muito positivos.