Professores e tecnologias digitais: desafios do ensino remoto emergencial

  • Carla Viana Coscarelli UFMG
Palavras-chave: Letramento digital, ensino remoto emergencial, pandemia.

Resumo

Buscamos neste artigo entender alguns dos desafios e das tensões dos professores durante o ensino emergencial remoto que foi necessário durante a pandemia de Covid-19. Para isso, aplicamos um questionário que foi respondido por professores de escolas públicas e privadas e, analisamos, mais detalhadamente, a questão que diz respeito às práticas educativas envolvendo as tecnologias digitais que eles julgam não ter dado certo. Na primeira parte do texto abordamos os saberes dos professores e suas práticas sociais com textos digitais, tendo como base conceitos como letramento digital, os multiletramentos, a cultura digital, a leitura e a escrita em ambientes digitais. Na segunda parte, analisamos as respostas dos professores para a questão do questionário que diz respeito ao insucesso das atividades que demandavam o uso das tecnologias digitais. As respostas foram organizadas em categorias como: questões relacionadas à didática, à falta de acesso, à pouca adesão por parte dos alunos, e problemas tecnológicos. Também incluímos nas categorias de análise, as respostas de professores(as) que expressaram que não houve problemas e as respostas muito vagas ou deixadas em branco. Essa análise nos permitiu verificar que a falta de equipamentos e de acesso à internet, assim como a pouca formação dos professores em relação ao uso de tecnologias digitais como recurso pedagógico interferiram negativamente no trabalho deles. Os desafios que se apresentaram neste período de pandemia resultaram em novas experiências e oportunidades de aprendizagem para os professores, no entanto, ainda precisamos avançar no que diz respeito à formação continuada de professores em relação ao uso das tecnologias digitais como recurso de ensino-aprendizagem e no que concerne às políticas públicas que oportunizem o acesso a tecnologias digitais e à internet de qualidade para todos os alunos e professores.

Publicado
2022-12-22
Como Citar
Viana Coscarelli, C. (2022). Professores e tecnologias digitais: desafios do ensino remoto emergencial. Revista Nanquim, 1(01), 26. Recuperado de https://www.gelldis.com.br/revista/index.php/k/article/view/48
Seção
Artigos