Entre o virtual e o presencial: design instrucional do ensino-aprendizagem de língua inglesa com base em comunidades integradas

  • Helen de Oliveira Faria Cefet-mg, Campus Nepomuceno
Palavras-chave: Design instrucional. Integração de comunidades presencial e virtual. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Resumo

O grande engajamento de indivíduos com ambientes do mundo virtual se deve às inúmeras oportunidades que tais espaços concedem para que diversas atividades tais como trabalho, comunicação e entretenimento sejam executadas de modo satisfatório e eficiente. Na esfera educacional isso não é diferente e há a emergência de uma normalização (BAX, 2003) do uso de artefatos computacionais e suas práticas em ambientes pedagógicos. Partindo dessa premissa, proponho que o design instrucional de contextos presenciais incorpore atividades virtuais que fazem parte do universo dos alunos, complementando aquelas realizadas face a face e expandindo a sala de aula para uma comunidade virtual. Dessa forma, o aprendiz é situado no centro do binômio ensino-aprendizagem, uma vez que a escolha das ferramentas, dos espaços e das atividades on-line são feitas com base em sua vivência pessoal e com o intuito de valorizar suas vozes e identidades sociais no meio escolar. O design instrucional com base em comunidades integradas, pautado no planejamento, prática e pós-design de uma situação didática, é ilustrado neste trabalho por meio de uma atividade retirada da disciplina Língua Estrangeira: Inglês II de um centro federal de educação tecnológica de Minas Gerais. 

Publicado
2022-12-22
Como Citar
de Oliveira Faria, H. (2022). Entre o virtual e o presencial: design instrucional do ensino-aprendizagem de língua inglesa com base em comunidades integradas. Revista Nanquim, 1(01), 20. Recuperado de https://www.gelldis.com.br/revista/index.php/k/article/view/47
Seção
Artigos