Antologia Literária no Livro Didático: Três Modelos Históricos

  • Rildo Cosson UFMG

Resumo

As relações entre literatura e educação têm uma longa história que pode ser contada sob diversas perspectivas. Uma delas encontra no livro didático um veículo privilegiado de análise. Isso porque o livro didático é um objeto que sintetiza, quer pela sua forma de organização dos textos, quer por conduzir determinadas práticas de ensino em sala de aula, a maior parte das atividades que envolvem a leitura e a escrita na escola. Tal como é configurado atualmente, um livro didático exerce o triplo papel de texto informativo, guia curricular e roteiro de atividades. No caso da literatura, o livro didático funciona tanto como texto informativo, ao veicular dados sobre autores e história literária, quanto como antologia textual, revelando com isso os limites do cânone e a construção do repertório literário na escola. Na condição de guia curricular, ele ordena a literatura segundo os critérios de representação da nação e transmissão de valores culturais. Enquanto roteiro de atividades, ele confirma os protocolos de leituras da crítica ao mesmo tempo em que supõe formar leitores. Todavia, essas funções nem sempre ocorreram simultaneamente e nem sempre tiveram o mesmo peso na constituição do livro didático e, por meio dele, no ensino da literatura.

Publicado
2022-12-22
Como Citar
Cosson, R. (2022). Antologia Literária no Livro Didático: Três Modelos Históricos. Revista Nanquim, 1(01), 21. Recuperado de https://www.gelldis.com.br/revista/index.php/k/article/view/45
Seção
Artigos