A loucura por respirar e a Pandemia COVID-19

  • Diandra Edwirges Amaral Rodrigues diandra Cefet-mg, Campus Varginha
Palavras-chave: Recursos digitais; Arte como inutensílio; nicho; aquisição cultural; Linguagem e efeito catártico

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender como as práticas culturais se mantiveram presentes no dia a dia escolar, isto é, como fruir Arte e sofrer catarse seriam possíveis em meio a um distanciamento social obrigatório. Para tanto, foram utilizadas reflexões de teóricos do campo da Linguística Cognitiva como Edelman (2006) e Gibson (1986), de teorizações de poetas como Leminsky (2012) e Wilde (1986) sobre a inutilidade da Arte e de teorias sobre Catarse e psicologia da educação (VIGOSTKY, 1997) e a aquisição da cultura (BORDIEU, 1996). Pela pesquisa de Campo, através de uma enquete, percebeu-se como as lives culturais extrapolaram o sentido convencional e utilitário das mídias digitais, promovendo a compressão em que os discentes corporificaram suas experiências em um ambiente bio-físico-sócio-cultural.

Publicado
2022-09-01
Como Citar
diandra, D. E. A. R. (2022). A loucura por respirar e a Pandemia COVID-19. Revista Nanquim, 1(01), 12. Recuperado de https://www.gelldis.com.br/revista/index.php/k/article/view/44
Seção
Artigos